domingo, 1 de maio de 2011

Proposta


Este curso tem como objetivos: Analisar a cultura e religião tradicional Yorùbá e o Candomblé Kétu, traçar comparações por analogias e analisar o modus operandi no formato atual.


Para atingirmos estes objetivos iremos conhecer aspectos da geografia política e a divisão étnica da África, dos tempos remotos aos atuais, passando pelo processo da escravatura e suas conseqüências socioculturais.


Conhecer o modus-vivendi dos Yorùbá, transportar e comparar com o modo religioso brasileiro é vital para entender a religião do Candomblé e assim, tentar desvendar suas complexas tramas. Questões africanas yorùbá tais como: a oralidade, a palavra, o poder e a ancestralidade, devem ser reconhecidas e comparadas ao sistema religioso criado no Brasil. Desta forma, nos motivando a estudar para também entender seus ritos, suas divindades, seu oráculo.


A didática do curso preza pelas dúvidas ou assuntos apresentados pelos alunos. Os temas serão debatidos de forma fácil, livre e prazerosa. É com essa ótica que os alunos querem compreender e desvendar a cultura e a teologia yorùbá. Seja por opção e/ou por fé.